quarta-feira, 27 de outubro de 2010

Princesinha da Pizza

No final de semana resolvi fazer pizza no almoço. Mas não queria comprar massa pronta e resolvi fazer a nossa própria massa. Aliás, é muito melhor fazer a própria massa e não é difícil. Só precisei de uma forcinha para amassar já que eu ainda não posso fazer força.
No meio disso tudo a nossa princesinha Manuela também quis ajudar. E não é que ela se tornou a princesinha da pizza. Toda linda fazendo pose com o rolo de abrir a massa na mão. 

Eu utilizei todas as massas, mas se você quiser fazer para poucas pessoas, ou para facilitar a vida mesmo, pode ser congelada. Você assa ela por uns 5 minutos, tira do forno, enrola em papel filme e guarda no congelador. Quando quiser usar é só acrescentar o recheio e colocar para assar.



*Massa
- 1/2 kg de farinha de trigo
- 1 copo de água morna
- 30 g de fermento biológico fresco (encontra geralmente em padaria ou pão de açúcar)
- 1/2 xícara de óleo de soja
- 2 colheres de chá de sal
- 1 colher de café de açúcar

* Mão na massa
Coloque a farinha em uma vasilha ou no balcão de pedra ou inox da pia previamente higienizado. Dissolva o fermento na água morna. Junte o óleo, o sal e o açúcar. Vá adicionando essa mistura na farinha de trigo até conseguir uma massa homogênea. Caso veja que está muito mole, pode acrescentar um pouco mais de farinha. Usei muito pouco, umas 2 colheres de sopa pra ajudar a amassar. Amasse essa mistura por uns 15 minutos, até ficar bem lisa. Faça uma bola com a massa, coloque em um prato, cubra com um pano de prato e deixe descansar por uns 30 minutos.

*Abrindo a massa
Antes de tudo, fique ciente, que a pizza não precisa ser necessariamente redonda. Fica até interssante fazer ela quadrada, por exemplo, ou desregular, pois dá sentido de caseira mesmo. Corte um pedaço da massa, mais ou menos uma colher de arroz grande. Use um rolo de macarrão para abrir. Deixe o mais fino que puder, eu gosto de massa bem fina. Coloque em uma forma untada com óleo e farinha de trigo. Coloque o recheio e leve pra assar por uns 20 minutos. Vai olhando em baixo pra ver se já dorou. Eu não tenho forno de pizza aqui em casa. Mas se tiver, pode usar a mesma massa pra fazer no forno a lenha. Fica melhor ainda. Como eu abri a massa bem fininha rendeu 6 pizzas.

* Recheios
Nesse dia estava eu, o André, minha mãe, uma amiga e a Rita, bába da Manuela. Todo mundo fez um recheio.
- Recheio da pati - Fiz metade de brócolis (nessa sequência: molho de tomate, mussarela ralada, brócolis, alho frito e orégano) e metade rúcula (molho de tomate, mussarela, coloque pra assar e uns 2 minutinhos antes de tirar do forno coloque a rúcula).
- Recheio da mamãe - molho de tomate, mussarela, calabreza (fatiada bem fina e pré cozida), muita cebola e orégano.
- Recheio do André (maridão) - Rimos demais da pizza dele. Ficou parecendo a Torre de Pizza de tão alta, rsrs. Ele colocou tanta coisa, mas ficou muito gostosa. Ele colocou molho de tomate, mussarela, queijo prato ralado, calabreza, alho poró, azeitona verde, cebola, orégano. Não sei falar em qual ordem, rsrs.
- Atum - molho de tomate, mussarela ralada, atum, cebola, azeitona verde e orégano.

É uma ótima opção pra juntar os amigos. Principalmente se você tem forno à lenha.

 
* Recheio Pizza Doce
Pra fechar fizemos um recheio doce. Derreti um barra, dessas finas normais, de chocolate amargo, meia barra de chocolate ao leite. Derreta em banho maria: uma panela com água e embaicho uma menor com o chocolate. Asse a massa por uns 8 minutos, retire do forno e coloque o recheio. Misturei o chocolate com a banana. Ficou ótimo. Servimos com uma bola de sorvete.

 obs: Como eu só tinha uma forma, minha mãe comprou descartável, de alumínio. Funciona muito bem.






sexta-feira, 22 de outubro de 2010

Arroz sortido com Kafta de Cordeiro!!!

Essa comida é daquelas que dá pra se fazer com o que tem na geladeira. A kafta de cordeiro compro em um açougue excelente que tem aqui. Por não ter a receita da kafta ainda, vou atrás dela e depois posto aqui, achei uma na Internet que mais se parece com ela no site Brasil Sabor.
Primeiro fiz uma xícara de arroz com uma cebola média picadinha e duas cenouras pequenas raladas. Pra isso refogue o arroz normalmente e antes de por água coloque a cenoura. Adicione água suficiente apenas para cobrir e deixe em fogo de baixo a médio até secar.
Enquanto o arroz foi cozinhando piquei 4 fatias grossas de chester, dois tomates, umas cinco azeitonas pretas e rúcula. Também cozinhei dois ovos e piquei. Pra finalizar, misture todos os ingredientes, coloque em uma forma e cubra com queijo. Eu usei queijo de nozinho ralado, muito comum por aqui.
A base desse prato é o arroz, portanto dá pra se colocar qualquer tipo de ingrediente, o que mais gostar. Pra ficar esse formato usei uma embalagem de plástico tipo dessas que a gente usa pra por azeitona em supermercado. Pra acompanhar o cordeiro fiz um molhinho que reinventei.

*Molho Cordeiro
-2 colheres cheias de geleia de damasco
-1 colher de sopa de molho inglês
-1 colher de sopa de molho shoyo
- Metade de um maço de hortelã
- Água

Use somente as folhas da hortelã. Você pode usar um mixer pra dar uma picada e também uma batidinha em algumas folhas ou picar bem picadinho com uma faca mesmo. Dissolva a geleia em uma frigideira com meio copo (tipo de requeijão) de água. Use fogo baixo. Coloque em seguida o molho inglês e o shoyo. Misture e adicione a hortelã. Deixe fervendo por uns 10 minutinhos, até engrossar um pouco. Coloque quente por cima do cordeiro e sirva.


*Terminei o post assistindo o filme 500 Dias com Ela na tv a cabo, é um pouco velho já. Credo que filme mais triste e mulher mais cruel. Tanto sofrimento pra passar o recado de que "não existe milagre, nem coincidências". Mas por fim, não deixa de ser interessante afinal, é uma comédia romântica sem happy and.

quarta-feira, 20 de outubro de 2010

OMELETE DE FORNO

Pensem num ser que está de todas as formas procurando receitas fáceis, gostosas e lights, rs! Confesso que não é fácil, mas com as que eu estou achando não é nem uma tortura. Mas neste final de semana vou juntar algumas pessoas pra

fazer massa, tudo tudo, até a própria massa, rs...vai voar farinha pra todo lado!!!
Então, fiz essa omelete de forno e amei. Existem várias receitas em livros, revistas, Internet, etc...Li todas, mas o jeito que mais gostei foi com clara em neve. Os ingredientes foram escolha minha mesmo.
Mas fica uma delícia e não dá pra acreditar que dá certo, rs...tipo o bolo integral de microondas, rs!

*Receita Omelete de Forno
Serve 3 pessoas muito bem acompanhada de salada.
- 8 claras de ovos
- 4 gemas
- 2 cenouras pequenas raladas
- 100 g de peito de peru (pode trocar por presunto cru ou presunto)
- 1 cebola pequena
- 15 vagens
- 2 colheres de sopa de champingon
- 1 pote grande de queijo branco light (daqueles de potinho pronto no supermercado)
- Azeite
- Sal
- Cebolinha e salsinha
- 3 dentes de alho                                                                                   antes de ir ao forno

*Mão na massa

Primeiro coloque duas colheres de sopa de azeite em uma frigideira, acrescente a cebola picadinha e o alho amassado. Refogue um pouco, tipo uns 2 minutinhos. Coloque as vagens bem picadinhas, adicione um pouco de água, meio copo e deixe refogar por mais um tempo, até a vagem amolecer um pouco, mas não ficar mole demais. Quando a água estiver quase seca coloque a cenoura o peito de peru e o champingon e sal. Refogue mais uns 3 minutinhos.
Enquanto os ingredientes acima vão refogando você pode ir batendo as claras em neve. No mixer ou batedeira é rapidinho. Aqui em casa usei o mixer e quem bateu foi o maridão, rsrs! Quando estiver nem neve, ou seja, vire a vasilha pra baixo ela não cai, misture devagar, com cuidado, mas misture, o queijo, salsinha e cebolinha. Jogue um pouco de azeite em uma travessa de ir ao forno média. Coloque primeiro o refogado e por cima coloque a mistura de clara em neve com gemas e queijo. Leve pra assar em forno a 180 graus por uns 20 minutos. Vai olhando, quando em cima estiver bem coradinho é porque está pronto.

Essa receita é muito leve, prática, rápida e você pode diversificar os ingredientes. Pode colocar o que quiser tipo, rúcular, agrião (se for follha misture na clara em neve), azeitona preta ou verde, alcaparras, uva passa, enfim, são várias opções.
Espero que gostem, eu me surpreendi e o melhor, dá pra comer sem culpa mesmo!
Bjss

segunda-feira, 18 de outubro de 2010

BOLO DE MAÇA E CANELA EM 10 MINUTOS

INTEGRAL E DELICIOSO! 

Nossa, faz muito tempo que não escrevia aqui. Estava com saudades. Mas vou explicar. Fiz uma cirurgia e só agora estou de volta e podendo cozinhar. Fiquei longe do computador por uma semana. Parecei que eu não fazia mais parte do mundo. Estranho. Rsss...
Hoje eu queria fazer alguma coisa para servir no café da manhã de amanhã. Pensei em um bolo ou pão, só que eu não queria nada que engorde muito. Por isso, achei em um livrinho que tenho aqui em casa, desses com receitas fáceis, um bolo delicioso.
A primeira vista achei os ingredientes muito bacanas, bem nutritivos e saborosos. Por fim, achei muito estranho esse negócio de colocar o bolo no microondas e ficar pronto em cinco minutos. Como eu imaginava que ia dar errado, assei em uma tigela pequena.
Antes da receita, as dicas. Eu alterei a receita em três pontos. Acrescentei 25 gotas de adoçante, adicionei a clara do ovo no final em neve e por força da dureza do primeiro teste, que queimou, descobri que no meu microondas, o bolo deveria ficar por 5 minutos e não 9. Então, teste o seu em casa, coloque em uma xícara um pouco da massa e coloque 8 minutos, verifique a massa no minuto 4 e nos outros em seguida. Mas observe, se colocar a massa em uma tigela muito grande e funda vai mais tempo, e se colocar em uma pequena e rasa vai menos tempo. Mas depois do terceiro minuto pode abrir para testar. Prático.
E realmente o bolo é facílimo de fazer, rápido, delicioso, nutritivo e muito light.

*Bolo de Maça e Canela em 10 Minutos
- 2 ovos
- 2 colheres de sopa de margarina light
- 1 copo de iogurte natural
- 1 xícara de açúcar mascavo
- 25 gotas de adoçante
- 1/2 xícara de leite
- 1 xícara de farinha de trigo
- 1 xícara de farinha de trigo integral
- 1 xícara de aveia em flocos
- 1 colher cheia de sopa de canela em pó
- 3 bananas prata ou maça cortadas em rodelas
- 1 colher de sopa de fermento químico

*Preparo
Misture em uma vasilha as gemas dos ovos, a margarina, o iogurte e o açúcar mascavo. Em seguida, coloque o leite, a farinha de trigo, misture de novo e acrescente a farinha de trigo integral e a aveia. Adicione os ingredientes aos poucos e vai mechendo pra não empelotar. Mas essa receita não precisa bater na batedeira, nem fazer muito esforço. Depois disso, coloque a banana, a canela em pó, as claras dos dois ovos em neve, o adoçante e o fermento. E fim...Leve ao microondas por pelo menos cinco minutos, siga as dicas acima. Não precisa cobrir a tigela com nada. Tira da tigela ainda quente que é mais fácil, mas não esquece de untar a tigela com margarina e farinha de trigo. Por cima, você pode polvilhar com os dedos açúcar e canela.
Coma sem culpa nenhuma. É integral, light e nutritivo. Além de tudo isso, é delicioso, nem parece que é um bolo integral. Rapidinho de fazer.

quarta-feira, 6 de outubro de 2010

QUEBRANDO O COCO!!

PARA MULHERES QUE QUEREM QUEBRAR O COCO!!!

Li uma vez que coco emagrece. Acelera o metabolismo e ajuda a diminuir a absorção de gorduras e calorias. O coco possui enorme quantidade de fibras e, por isso, colabora com o bom funcionamento do nosso intestino, que, se não funciona bem, provoca em nós, mulheres, tragédias imensuráveis.
Pois bem, pensando em tantos benefícios resolvi comprar o tal do coco. Mas como não ia comer no mesmo dia deixei para abri-lo em casa. E daí, fiquei pensando em como resolver esse dilema. Me disseram para furar com uma faca a partir de um furinho que tem na casca. Não deu certo.
Então....rs...tive a idéia perfeita para quebrar o coco. Resolvi arremessá-lo no muro com toda a raiva que uma tpm pode causar. Não estou de tpm, mas lembrei dela e já fiquei com raiva. Enfim... fui lá no fundo de casa quebrar o coco, como podem ver nas fotos. Reparem nos detalhes: cabelo amarrado, vestidinho de ficar em casa e chinelos.
E...não deu certo! O coco não quebrou.
Então a história continuou....rs...lembrei que em todas as revistas de moda que leio mensalmente sempre me dizem que a roupa nos dá poder, transforma nossa auto estima, nos dá força. Pensei, lógico, estou com a roupa errada para quebrar o coco. Me troquei e fui lá no fundo de novo. Detalhe: marido com sono tirando as fotos, ok?! Mas muito disposto... que bonitinho.


Continuando: troquei de roupa, não quis arriscar, porque já estava tarde e queria comer um pedaço de coco antes de dormir, e coloquei um vestido preto básico, uma sandália preta, brincos combinando e não me esqueci do perfume, óbvio, dizem que mulher sem perfume não tem força, portanto, não quebraria o coco.
Gente, aconteceu uma maravilha, me preparei, subi no salto, coloquei o brinco, passei o perfume e me senti a própria sansão, com muita força. Vamos terminar logo essa lenga lenga..rs...fui lá no fundo arremessei o coco contra a parede e ele partiu.
Meninas, aí está a dica de como quebrar o coco!!!! Rs...
ENJOY!!!

E O COCO ABRIU!!!

Molho de tomate!

Depois que aprendi a fazer esse molho de tomate, nunca mais usei enlatado. É fácil e não demora. Fica perfeito e cada pessoa pode acrescentar o seu tempero pessoal. A quantidade que vou citar dá para três pessoas, comeram dois homens e uma mulher.

*MOLHO
- 10 tomates (não precisa ser bem maduro, se não encontrar pode ser o normal mesmo)
- Sálvia desidratada
- Alho
- Cebola
- Tomilho desidratado
(Se você encontrar tudo fresco, tomilho e sálvia, é melhor)
- Salsinha

Pegue uma panela grande, encha de água e deixe ferver. Enquanto essa água levantar fervura, pegue uma bacia e coloque água e uma forminha de gelo. Água suficiente para cobrir os tomates, então, bastante, rs. Faça um X na parte de trás de cada tomate.
Quando a água da panela estiver fervendo, coloque 5 tomates . Deixe por uns 2 minutos. Retire e coloque por mais uns 2 minutos na bacia com água e gelo.
Gente, o mistério é desvendado. Fácil fácil tirar a casca do tomate. É até legal, rs. Ele sai sem nem precisar de faca. Faça o mesmo com o restante dos tomates.
Em seguida, corte o tomate ao meio e retire toda a polpa do tomate, sementes e líquido. Pegue um mixer, ou liquidificador. Separe dois tomates. O restante coloque para bater no mixer ou no liquidificador com 2 colheres de azeite.
Os tomates que foram separados pique em pedaços médios, pra ficar no molho aqueles pedaços maiores.
Feito isso, coloque mais 3 colheres de azeite em uma panela, acrescente os temperos e em seguida a polpa batida do tomate. Deixe no fogo por 15 a 20 minutos. Fogo bem baixo. No mínimo.
Pronto, daí é só servir.
Dá última vez que fomos a Ribeirão Preto, compramos uma massa caseira de funghi. Ficou excelente. Não precisa de mais nada. Se tiver manjericão pode acrescentar umas 4 folhinhas no prato. Eu não achei pra comprar.
Libere seu lado italiano sem segredos!!! Rs..
Bjsss

terça-feira, 5 de outubro de 2010

SALADA DE FIGO


Gente, eu faço comida todos os dias, mas as vezes me falta tempo pra poder postar aqui. Essa salada eu fiz ontem de noite. O que acontece, na maioria das vezes, é que eu vou fazer a Manuela dormir e daí acabo dormindo também! Daí ficam mil coisas pra fazer no outro dia. Ontem o dia foi bem corrido. A Manu teve médico em Rio Verde, que fica a 80 km daqui. Acho perto, se não fosse pelo fato de ser pista simples e ter chovido o caminho todo. Mas na volta a recompensa. Um por do sol maravilhoso e um tucano voando cruzou a estrada.

*HORTA


Chegando em Jataí parei na horta do seu Xicão pra comprar alface. Lindos por sinal e um dos poucos lugares onde posso encontrar o tipo americano, que é o que mais gosto. A Manu foi logo fazendo amizade com os filhos dele.


 *SALADA COM FIGO
Rápida e fácil, tirando o figo, geralmente temos o resto em casa. Alface e tomatinho cereja. Salsinha para colocar no molho. Espedacei um pouco de alface, umas 4 folhas grandes para cada pessoa e coloquei em média 8 tomatinhos cerejas em cima. Piquei três figos no comprimento e dividi entre os dois pratos. Alface de base e por cima os tomatinhos e o figo. É incrível o sabor do figo na salada. Se quiser pode acrescentar outras folhas como rúcula.

* MOLHO
Molhinho simples, existem outros tipos de molho de mostarda mais elaborados, mas pra fazer rapidinho nada melhor. Junte três colheres de azeite, uma de molho de mostarda dijon, uma de café de limão (pra dar a liga) sal e pimenta do reino. Misture tudo e acrescente 4 colheres de sobremesa de água. No fim, se quiser, pode colocar salsinha e cebolinha. Jogue esse molho em cima da salada. Fim...

*PICANHA
Pra acompanhar eu fiz um pedaço de picanha assada no forno. Pra isso, pegue uma forma e unte com azeite. Coloque a peça de picanha e cubra ela com sal grosso. Não se preocupe não vai ficar salgado. Eu achava isso também, rs. Observe que a gordura da picanha deve ficar virada pra cima. Deixe mais ou menos uns 40 mintuos no forno a 180 graus e pronto. Sirva assim que tirar do forno e corte em fatias bem fininhas, o mais carpaccio possível.

Bom apetite!!!!

domingo, 3 de outubro de 2010

Título Novo!

Gente, mudei o nome do blog. Acho que dessa forma fica mais fácil de ser encontrado.
Ainda estou me acostumando com essa ferramenta que é o blogger.
Agora é pra sempre: www.cozinhadapati.blogspot.com
Pati também cozinha, rsrs!

Salada Colorida

SALADA

Ok, fiz um monte de exames. Meu colesterol está acima do considerado elevado. Vamos então comer menos. O que não significa perda na qualidade das receitas que eu testo. Mas pra comemorar esse resultado fiz uma salada pra jantar ontem.
Nada demais, o diferente foi só a organização do prato e o molho. Peguei o que tinha na geladeira, então não foi nem um tipo de carne. Bem light mesmo.
Piquei um pouco de alface americano. Fiz um tanto que considerei a quantia certa para eu e também meu marido. Sempre faço porções pequenas para mim. Então...rs, alface picadinha, não muito fininha. Coloquei em um canto do prato. No outro coloquei folhas de rúcula, todas organizadas para o mesmo lado. Piquei em tiras cenouras e pepino. E tirei a tampa de um tomate pequeno.
Coloquei as tiras de pepino dentro do tomate. Pra completar a salada, caso contrário ia ficar muito natureba, joguei lascas de parmesão e fatias de azeitona preta em cima do alface e piquei meio caju em cima do montinho de rúcula.

O molho é o creme de la creme da salada. Esse encontrei no site Panelinha que é excelente. Você pode encontrar a receita do molho clicando aqui. Mas é bem simples, aliás, ando usando muito ele. Para cada três colheres de sopa de azeite coloque uma de vinagre balsâmico. Acrescente sal e pimenta do reino a gosto e bata, por um minuto mas com velocidade. Ele ficará bem encorpado, mais grosso e uma delícia.
Joguei esse molho por cima de toda a salada. Fica perfeito. A receita de salada que está no site que eu falei acima eu já testei. Mas ainda não encontrei um jeito certo de fazer a cestinha de parmesão. Vou testar novamente e se conseguir conto aqui qual o truque, rs!
Enfim, é isso...as vezes fico cansada, estressada e sem vontade de nada, até de cozinhar, então o atraso de post foi porque fiz comidas, sei lá, rapidinhasss...qualquer dia conto aqui, mas aviso que é a base de miojo e enlatado. Afff...assim como tem dias que fico estressada e quero ir pra cozinha. Acho que é a tpm, mas não é não. Enfim, é isso.  

Se alguém ler isso, por favor se manifeste com um comentário aqui no blog...talvez assim eu saiba que não estou "escrevendo para a escuridão sem fim da Internet", rs.

sexta-feira, 1 de outubro de 2010

Pequi!!

Aparentemente, pra quem não está acostumado, o pequi pode causar uma certa estranheza. Ok, é doce, salgado, o que faz com essa bolinha?, como diz minha filha. Aqui em Goiás ele é consumido de várias maneiras, mas principalmente com arroz ou galinha caipira.
Fiz um almoço só que o André, meu marido, não gosta de pequi, então fiz separado. Não tem mistérios, coloque sal a gosto, 3 dentes de alho, refoga umas 25 bolinhas nesse tempero com azeite e coloque água até cobri-los. Espera praticamente secar, acrescente salsinha e pronto. Uma delícia. Amo amo amo!
O prato principal foi um arroz com linguiça caseira. Uma linguiça caipira que vende aqui. Maravilhosa também. Corte em pedaços médios 1 kg de linguiça e refogue no azeite até dourar, acrescente água até cobrir e deixe cozinhar. Em seguida, quando a água secar, deixe a linguiça fritar até a panela ficar com o fundinho marrom. Acrescente arroz, coloquei duas xícaras, e coloque água até cobrir, cozinhe o arroz normalmente e pronto.
Para acompanhar fiz uma salada de rúcula que piquei cebola em rodelas bem fininhas em cima e vagem. Um segredinho. Pra vagem ficar verdinha e não molenga, espere a água ferver e só depois acrescente as vagens, espere uns cinco minutinhos e já está pronta. Mas o melhor jeito pra não perder os nutrientes é fazer a vapor mesmo.
Gente, essa comida é bem goiana, e muito saborosa. Em vez do pequi com caroço, que é difícil de achar em todo lugar, pode ser usada pequi em conserva, no arroz, fica muito bom também. Nesse caso, refogue o pequi, depois de escorrer a água, junto com o arroz. Cozinhe o arroz normalmente e no fim coloque salsinha à gosto.
Bjs bjss

Com a mão!!

Não tem jeito, pequi com caroço só se come com a mão, rs!