No final de semana resolvi fazer pizza no almoço. Mas não queria comprar massa pronta e resolvi fazer a nossa própria massa. Aliás, é muito melhor fazer a própria massa e não é difícil. Só precisei de uma forcinha para amassar já que eu ainda não posso fazer força.
No meio disso tudo a nossa princesinha Manuela também quis ajudar. E não é que ela se tornou a princesinha da pizza. Toda linda fazendo pose com o rolo de abrir a massa na mão. Eu utilizei todas as massas, mas se você quiser fazer para poucas pessoas, ou para facilitar a vida mesmo, pode ser congelada. Você assa ela por uns 5 minutos, tira do forno, enrola em papel filme e guarda no congelador. Quando quiser usar é só acrescentar o recheio e colocar para assar.
- 1/2 kg de farinha de trigo
- 1 copo de água morna
- 30 g de fermento biológico fresco (encontra geralmente em padaria ou pão de açúcar)
- 1/2 xícara de óleo de soja
- 2 colheres de chá de sal
- 1 colher de café de açúcar
* Mão na massa
Coloque a farinha em uma vasilha ou no balcão de pedra ou inox da pia previamente higienizado. Dissolva o fermento na água morna. Junte o óleo, o sal e o açúcar. Vá adicionando essa mistura na farinha de trigo até conseguir uma massa homogênea. Caso veja que está muito mole, pode acrescentar um pouco mais de farinha. Usei muito pouco, umas 2 colheres de sopa pra ajudar a amassar. Amasse essa mistura por uns 15 minutos, até ficar bem lisa. Faça uma bola com a massa, coloque em um prato, cubra com um pano de prato e deixe descansar por uns 30 minutos.
*Abrindo a massa
Antes de tudo, fique ciente, que a pizza não precisa ser necessariamente redonda. Fica até interssante fazer ela quadrada, por exemplo, ou desregular, pois dá sentido de caseira mesmo. Corte um pedaço da massa, mais ou menos uma colher de arroz grande. Use um rolo de macarrão para abrir. Deixe o mais fino que puder, eu gosto de massa bem fina. Coloque em uma forma untada com óleo e farinha de trigo. Coloque o recheio e leve pra assar por uns 20 minutos. Vai olhando em baixo pra ver se já dorou. Eu não tenho forno de pizza aqui em casa. Mas se tiver, pode usar a mesma massa pra fazer no forno a lenha. Fica melhor ainda. Como eu abri a massa bem fininha rendeu 6 pizzas.
* Recheios
Nesse dia estava eu, o André, minha mãe, uma amiga e a Rita, bába da Manuela. Todo mundo fez um recheio.
- Recheio da pati - Fiz metade de brócolis (nessa sequência: molho de tomate, mussarela ralada, brócolis, alho frito e orégano) e metade rúcula (molho de tomate, mussarela, coloque pra assar e uns 2 minutinhos antes de tirar do forno coloque a rúcula).
- Recheio da mamãe - molho de tomate, mussarela, calabreza (fatiada bem fina e pré cozida), muita cebola e orégano.
- Recheio do André (maridão) - Rimos demais da pizza dele. Ficou parecendo a Torre de Pizza de tão alta, rsrs. Ele colocou tanta coisa, mas ficou muito gostosa. Ele colocou molho de tomate, mussarela, queijo prato ralado, calabreza, alho poró, azeitona verde, cebola, orégano. Não sei falar em qual ordem, rsrs.
- Atum - molho de tomate, mussarela ralada, atum, cebola, azeitona verde e orégano.
É uma ótima opção pra juntar os amigos. Principalmente se você tem forno à lenha.
* Recheio Pizza Doce
Pra fechar fizemos um recheio doce. Derreti um barra, dessas finas normais, de chocolate amargo, meia barra de chocolate ao leite. Derreta em banho maria: uma panela com água e embaicho uma menor com o chocolate. Asse a massa por uns 8 minutos, retire do forno e coloque o recheio. Misturei o chocolate com a banana. Ficou ótimo. Servimos com uma bola de sorvete.
obs: Como eu só tinha uma forma, minha mãe comprou descartável, de alumínio. Funciona muito bem.