domingo, 5 de dezembro de 2010

Bolo Integral de Banana da Talita!!!


Essa lindona é a Talita!!
 Essa receita de bolo integral é de longe a mais gostosa que eu já comi. O segredo é a banana...muita banana! Eu poderia chamar de torta de banana integral ao invés de bolo integral de banana. A receita foi enviada pela Talita, uma amiga querida que atualmente está morando na Holanda, acho eu, rsrs! Tivemos bons momentos juntas na época da solteirice, rsrs! Agora, ambas estão muito bem acompanhadas.
Para o bolo ficar mais prático resolvi colocá-lo pra assar em forminhas de cup cake, nada mais nada menos do que mini bolo.



Foto com cake saindo do forno

* Receita
Ingredientes:
• 3 ovos inteiros
• 6 bananas caturra cortadas em rodelas
• 1/2 xícara de chá de óleo de canola
• 1/2 xícara de leite desnatado
• 1 xícara de chá de farinha de trigo integral
• 1 xícara de chá de granola
• 1 xícara de chá de aveia
• 2 xícaras de chá, não muito cheias, de açúcar mascavo.
• canela para salpicar
• 1 colher de sopa de fermento em pó

Cobertura
- 2 bananas
- 1 colher de manteiga
- um pouquinho de água pra dar liga
- canela em pó a gosto
Pra fazer a cobertura, pique as bananas em rodelas e misture tudo na panela até ferver e as bananas praticamente dissolverem. Coloque no bolo ainda quente.

* Receita do bolo
Bata todos os ingredientes no liquidificador com apenas uma banana, depois, na hora de por na forma, coloque o restante das bananas picadas em rodelas. Asse em forno pré-aquecido a 180 graus.

Abaixo seguem as explicações da Tali:
"Vamos lá a receita...

Eu sempre uso aquelas assadeiras de silicone redondas com um furo no meio.
Na receita fala banana caturra, eu não sei o que é isso... Aqui na Holanda uso um banana normal (não é grande nem pequena) mas espero ela amadurecer bastante pra ficar bem docinha. As que são cortadas pra por em cima do bolo já sāo mais durinhas.
Quanto a quantidade, sāo 6 mesmo. Ao cortá-las em rodelas pra por em cima do bolo, sempre sobram 2. Sāo essas que eu uso pra fazer a cobertura.
Talvez se vc fizer em outro formato de assadeira, pode ser que caiba mais bananas em cima.
Anyway, coloque sempre 2 bananas pra fazer a calda. Essa calda fui eu que inventei e dá um sabor maravilhoso ao bolo.
Em relaçao ao forno, aqui eu tenho um microondas que tbm tem a funçao de forno. Eu asso na temperatura de 200 graus entre 50 e 55 minutos. Acredito que vc pode seguir o que diz a receitaoriginal, já que todos os fornos aí no Brasil são os convencionais".

Nenhum comentário:

Postar um comentário