domingo, 13 de fevereiro de 2011

Torta do Olivier Anquier!

Torta de Cupuaçu com espelho de chocolate amargo do Olivier Anquier!

Olivier Anquier é um cozinheiro que me chama muita atenção. Pra começar ele é o francês com o coração mais brasileiro de que tenho notícia. Sempre que aprendo uma receita com ele sinto muito mais do que o aprendizado, mas a emoção de se cozinhar. Além dele fazer as receitas mais complicadas parecerem simples, como se dissesse claramente: você consegue!
E é nesse espírito de "você consegue", bem brasileira que sou, que resolvi fazer uma receita de torta com creme de cupuaçu, fruto de uma árvore originária da Amazônia. A receita, na íntegra, pode ser encontrada clicando no site do GNT.

Dicas:

- Além de acompanhar a receita, assisti o programa do Olivier no dia em que ele ensinou a fazer a torta. Percebi que ele misturou a manteiga sempre com as pontas do dedo,
- Eu não tinha farinha especial, pelo que pesquisei é uma farinha com uma quantidade de glúten que torna ela mais adequada pra fazer diversos tipos de pães. Usei a normal mesmo,
- Sem papel alumínio tive que usar papel manteiga. Deu certo.

Levei a torta em um jantar de colegas de trabalho do André. Ela competiu com uma torta de chocolate com chantily, dessas de confeiteiro. Mas quem provou a do Olivier adorou.
Também gostei muito. Na boca a gente sente a mistura de sabores entre o azedinho do cupuaçu e o doce amargo do chocolate. Muito bom. Vou fazer de novo outro dia usando graviola.

Nenhum comentário:

Postar um comentário