segunda-feira, 29 de agosto de 2011

Lula Saborosa!




Voltei voltei, mais rapidinho dessa vez. Pois bem comadres e compadres. A partir de agora vou dizer oi para os meus compadres também porque descobri que tem cuecas que acompanham o blog...fiquei mega feliz! Pois bem, já fazia um tempão que eu queria fazer esse prato. Há muito tempo em São Paulo, fui em um restaurante japonês na Vila Olímpia, onde comi essa lula maravilhosa. Acostumada a comer lula empanada como aperitivo na praia fiquei chocada com o sabor suave, fresco, leve e de uma textura maravilhosa. Os poucos ingredientes dessa receita fazem toda a diferença, por isso não aconselho trocar. Prove dessa forma e depois vá inventando outras formas de fazer o mesmo prato...faço muito isso e a gente pode se surpreender!! A receita é de um livro igualmente delicioso de ser lido e estudado da editora Larousse Escola de Cozinha.

VOCÊ VAI PRECISAR de um quilo de lula pequena, eu usei os anéis, mas você pode usar a lula mesmo, bem fresca se tive. Eu comprei congelada, pois atualmente moro no Centro-Oeste, portanto, bem longe do mar. Duas colheres de azeite de oliva extravirgem (no fim usei um pouco mais que dobro disso), um dente de alho, meia pimenta dedo de moça sem as sementes (usei uma intenira, fatiada em rodelas bem fininhas), sal, um limão (usei o siciliano) e um maço pequeno de salsa. DE ACORDO com o livro essa quantidade serve seis pessoas, como entrada acredito. O preparo é de quinze minutos, mais vinte minutos de cozimento. LIMPE AS LULAS, lave em água corrente bem fria e enxugue delicadamente (usei um pano de prato limpo para poder limpar), como eu usei anéis de lula congelados, precisei descongelar o pacote e prestar bastante atenção na hora de enxugar, porque ela fica mais aguada. Ok, fez isso, PEGUE UMA FRIGIDEIRA GRANDE, aqueça o azeite de oliva, junte o alho amassado e deixe dourar. Depois que ele dourar, retire da panela, pra não deixar a lula amarga. Em seguida acrescente as lulas. Cozinhe em fogo médio, adicionando aos poucos as fatias de pimenta dedo-de-moça. Vale lembrar que não sem as sementes essa pimenta é saborosa e não ardida. Ajuste o sal, aos poucos e provando sempre. Sirva as lulas com o suco de limão e salsa picadas. No prato eu também coloquei mais um fio de azeite.

Nenhum comentário:

Postar um comentário