terça-feira, 28 de setembro de 2010

Bolo de Cenoura da Vóvo!

Fiz hoje de noite esse bolo de cenoura com a receita do livro da minha avó, por sinal, muito antigo, todo amarelado, que preciso até transcrever para não perder as receitas. Ele é muito gostoso. Embaixo dou a receita e algumas dicas.

*Bolo de Cenoura da Vóvo Marina
- 3 xícaras de cenoura picada
- 1 xícara de óleo
- 4 ovos
- 3 xícaras de açúcar
- 2 xícaras de farinha de trigo
- 1 pitada de sal
- 1 colher de sobremesa de pó royal

Bata todos os ingrediente no liquidificador, exceto a farinha de trigo. Depois acrescente a farinha de trigo em uma vasilha, batendo com um batedor (daqueles de fazer clara de ovo ou uma colher de pau). Por fim, acrescente o pó royal.
Uma dica infalível para todo tipo de bolo: pra ele ficar felpudo, separe as claras das gemas dos ovos. Siga a receita normalmente com as gemas dos ovos. Bata as claras em neve e acrescente a massa quase no final do preparo, antes do pó royal. Mecha levemente com uma colher, sem muita força.

- Cobertura
Para a cobertura eu prefiro o tradicional brigadeiro, só que em um ponto mais ralo.

- 1 caixinha de leite condensado
- 2 colheres de tody
- 1 colher de sobremesa de margarina ou manteiga
- 3 colheres de sopa de leite
(Usei todos os ingredientes light e o leite Zero da Itambé)

Coloque primeiro a manteiga para derreter e em seguida acrescente só a metade do leite condensado, misture junto o tody e o leite. Mecha sempre, se parar vai formar bolinhas. Mecha por uns 5 minutos em fogo alto. O ponto dele é médio, mas se preferir pode ser um pouco mais ralo.


Mais doisminutinhos a cobertura ficou pronta...

O bolo...

A capa do livro...

A receita...

Doce exige uma técnica aguçada, medidas exatas. É a MATEMÁTICA da gastronomia. Como sou de humanas me aventuro mais na parte de salgados....rsrsrs...mas ficou gostoso o bolo, mas não como o da minha avó.

Nenhum comentário:

Postar um comentário