segunda-feira, 18 de outubro de 2010

BOLO DE MAÇA E CANELA EM 10 MINUTOS

INTEGRAL E DELICIOSO! 

Nossa, faz muito tempo que não escrevia aqui. Estava com saudades. Mas vou explicar. Fiz uma cirurgia e só agora estou de volta e podendo cozinhar. Fiquei longe do computador por uma semana. Parecei que eu não fazia mais parte do mundo. Estranho. Rsss...
Hoje eu queria fazer alguma coisa para servir no café da manhã de amanhã. Pensei em um bolo ou pão, só que eu não queria nada que engorde muito. Por isso, achei em um livrinho que tenho aqui em casa, desses com receitas fáceis, um bolo delicioso.
A primeira vista achei os ingredientes muito bacanas, bem nutritivos e saborosos. Por fim, achei muito estranho esse negócio de colocar o bolo no microondas e ficar pronto em cinco minutos. Como eu imaginava que ia dar errado, assei em uma tigela pequena.
Antes da receita, as dicas. Eu alterei a receita em três pontos. Acrescentei 25 gotas de adoçante, adicionei a clara do ovo no final em neve e por força da dureza do primeiro teste, que queimou, descobri que no meu microondas, o bolo deveria ficar por 5 minutos e não 9. Então, teste o seu em casa, coloque em uma xícara um pouco da massa e coloque 8 minutos, verifique a massa no minuto 4 e nos outros em seguida. Mas observe, se colocar a massa em uma tigela muito grande e funda vai mais tempo, e se colocar em uma pequena e rasa vai menos tempo. Mas depois do terceiro minuto pode abrir para testar. Prático.
E realmente o bolo é facílimo de fazer, rápido, delicioso, nutritivo e muito light.

*Bolo de Maça e Canela em 10 Minutos
- 2 ovos
- 2 colheres de sopa de margarina light
- 1 copo de iogurte natural
- 1 xícara de açúcar mascavo
- 25 gotas de adoçante
- 1/2 xícara de leite
- 1 xícara de farinha de trigo
- 1 xícara de farinha de trigo integral
- 1 xícara de aveia em flocos
- 1 colher cheia de sopa de canela em pó
- 3 bananas prata ou maça cortadas em rodelas
- 1 colher de sopa de fermento químico

*Preparo
Misture em uma vasilha as gemas dos ovos, a margarina, o iogurte e o açúcar mascavo. Em seguida, coloque o leite, a farinha de trigo, misture de novo e acrescente a farinha de trigo integral e a aveia. Adicione os ingredientes aos poucos e vai mechendo pra não empelotar. Mas essa receita não precisa bater na batedeira, nem fazer muito esforço. Depois disso, coloque a banana, a canela em pó, as claras dos dois ovos em neve, o adoçante e o fermento. E fim...Leve ao microondas por pelo menos cinco minutos, siga as dicas acima. Não precisa cobrir a tigela com nada. Tira da tigela ainda quente que é mais fácil, mas não esquece de untar a tigela com margarina e farinha de trigo. Por cima, você pode polvilhar com os dedos açúcar e canela.
Coma sem culpa nenhuma. É integral, light e nutritivo. Além de tudo isso, é delicioso, nem parece que é um bolo integral. Rapidinho de fazer.

Nenhum comentário:

Postar um comentário