terça-feira, 22 de março de 2011

Curau, curau, do puro creme do milho



Com muita canela é melhor ainda

Aqui em Jataí devem existir no mínimo, só que eu já passei em frente, umas seis pamonharias. Goiás é um estado que se sustenta da agricultura, sendo ums dos maiores produtores de grãos do Brasil, daí pode vir a resposta porque se come tanto milho por aqui. Pamonha, curau, bolo de milho, refogado, cozido, enfim, de várias maneiras.
O que eu mais gosto é o curau. Já fui várias vezes a reuniões de família onde a mulherada fazia muita pamonha e curau durante o dia todo. O milho era ralado em um ralador gigante. Hoje em dia acho que ninguém mais dispensa o liquidificador.
A receita é muito simples. Você pode fazer sem problema nenhum, é só seguir as medidas. Pensei em trocar o açúcar pelo adoçante, mas fiquei com medo de não dar certo. A receita que eu passso abaixo deu pra seis potinhos pequenos. Pra você ter idéia não deu para o meu marido experimentar, por isso vou fazer de novo essa semana ainda, rsrs...Sendo assim, sugiro que você dobre a receita.

* Curau de milho
-6 espigas de milho verde
- 240 g de açúcar
- 480 ml de leite (usei o desnatado)
- canela em pó para polvilhar

Depois de lavar as espigas e tirar todos os cabelos, aqueles fiapinhos, corte e retire o milho da espiga. Procure milhos frescos, não podem estar muito duros. Bata esse milho no liquidificador com o leite. Coe essa mistura e jogue fora o bagaço. Coloque esse suco de milho em uma panela, misture o açúcar e deixe engrossar por uns 10 minutos. Coloque em fogo médio e mexa sempre. Você vai se espantar, rapidinho ele engrossa. Se você gosta dele um pouco mais duro, deixe ele engrossar mais. Agora vem a parte mais difícil: coloque esse líquido em tacinhas e leve para a geladeira. Três horas depois dá pra comer. Se você gostar polvilhe canela em cima.

4 comentários:

  1. OI Pati! Tudo bem?
    O blog está muito bacana, muito mesmo! Fazia um tempinho que não passava por aqui! Quantas novidades, adorei!
    O único porém é que, quando acesso seu blog, fico me sentindo a pessoa mais preguiçosa do mundo, rssss! E uma total incompetente culinária, hahahah
    Beijo grande pra vc, continue trabalhando nele, está muito bom!!
    Patrícia Polacow

    ResponderExcluir
  2. Que bom que gostou Pati. Quantas saudades, como você está? Quando não estiver com preguiça, faça alguma receita, tem muitas bem rápidas, práticas. Obrigada por tudo, você como jornalista sabe que o feedback é muito importante pra gente...
    Beijo grande!!!

    ResponderExcluir
  3. Pois é, menina... Na mesma época em que casei parei de dar aula, para terminar o doutorado. Ficava muito em casa, que, então, era MINHA casa, e não mais a casa da mãe, nem meu ap de estudante, mas a minha casa com o marido! Nessa época eu cozinhei muito! Plantava ervas, comprava temperos diferenes, experimentava e colecionava receitas... Foi muito bom! E deveria ter continuado assim. Mas o trabalho bate à porta sempre, eu atendo, e minha cozinha fica (quase!) abandonada... Agora, com a Juliana, tenho cozinhado um pouquinho mais. Sopinha, basicamente..., que, modestamente, eu serviria com orgulho pra qualquer adulto! Tenho feito cada sopa que até eu me surpreendo!
    As fotos do blog deram um salto de qualidade!!!
    beijão,
    Patrícia

    ResponderExcluir
  4. Pois é lindonaaa...obrigada pelo elogio das fotos. Mas ainda tem muita coisa que quero melhorar. Em breve vamos estar com novidades. Uma cara novinha em folha para o Blog!!! Bjssss

    ResponderExcluir