quinta-feira, 10 de março de 2011

Iscas de Peixe com Molho Tártaro!



Fui em um restaurante essa semana e pedi isca de peixe pra acompanhar uma salada. Fiquei muito decepcionada com o que me serviram. Uma camada super grossa de empanado e dentro um peixinho sem graça que só. Não comi e fiquei com vontade de comer iscas gostosas. Como não estamos em Piracicaba pra dar uma esticada na Rua do Porto (se é que a chuva está deixando os restaurantes de lá funcionarem), resolvi eu mesma fazer.
Pela minha surpresa encontrei uma receita na Enciclopédia da Gastronomia Francesa, uma bíblia da culinária típica da França. Como estou em Goiás optei por usar um peixe da Amazônia, muito comum por aqui, a Caranha. Delicioso. Mas você pode usar merluza ou cação, por exemplo. Comprei os filés e fui pra cozinha, vem comigo...

* Ingredientes
500 g de filé limpo (importante ser sem nenhum espinho)
Quanto baste de farinha de trigo (menos de um pacote de 1 kg)
Quanto baste de farinha de rosca (menos de um pacote também)
2 ovos
óleo para fritar (eu uso o de canola)
1 limão siciliano
sal e pimenta do reino moída

* Mão na massa
Corte o peixe em tiras com a grossura de mais ou menos um dedo. Tempere com sal, pimenta do reino moída e esprema um limão siciliano. Deixe o peixe nessa mistura por uns 15 minutos para pegar sabor. Em seguida, em uma tigela, bata os dois ovos e reserve. Coloque o óleo em uma frigideira, mais ou menos dois dedos de altura e coloque para esquentar. Coloque a farinha de trigo e um prato e a farinha de rosca em outro. Empane os filés da seguinte forma: seque com um papel toalha, passe na farinha de trigo, passe no ovo e por fim na farinha de rosca. Nesse momento o óleo já deve estar quente. Coloque para fritar. Tire o excesso de óleo colocando os filés depois de fritos em papel toalha.

* Molho Tártaro Francês
2 gemas cozidas
1 colher de sopa de mostarda
1 colher de café de vinagre de vinho
150 ml de azeite
1/4 de maço de cebollinha
80 g de cebola bem picadinha
1 pitada de pimenta-caiena
sal

Misture a gema, a mostarda, o vinagre, o sal e a pimenta. Acrescente progressivamente o azeite, sem parar de bater enérgicamente. Misture o restante dos ingredientes e leve à geladeira.

Sirva os filés com o molho tártaro e fatias de limão siciliano.

Uma delíciaa!!!

Espero que gostem! Beijoss!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário